Aquecimento e roupas de aquecimento.

Todo mundo já ouviu falar sobre a importância de se aquecer antes de iniciar uma atividade física.

Mas como funciona o aquecimento? E como as roupas entram nessa equação?


Quando iniciamos uma atividade a partir do estado de repouso, nosso corpo vai fazer uma transição para um estado de maior atividade metabólica, proporcionando aos músculos melhor condição de produzir a energia adequada à exigência do movimento/exercício. Uma série de reações químicas acontecem para tal.


O objetivo do aquecimento é o aumento do fluxo de sangue para os músculos, aumentando a temperatura do corpo, que, por sua vez, melhora a atividade das enzimas envolvidas. Pois quando nosso metabolismo está elevado, as reações químicas são mais rápidas e eficientes. Com maior fluxo sanguíneo e maior temperatura, a musculatura , ligamentos e tendões ganham mais elasticidade, o que reduz o risco de lesões e rupturas, além de melhorar a performance naquelas partes mais teimosas, ou que precisam de maior lubrificação (como algumas articulações).


Mas a pergunta que não quer calar! Porque roupas de aquecimento? Não bastam os exercícios?


Primeiro vamos lembrar que as roupas não aquecem por elas mesmas. Mas não deixam o calor produzido por nosso corpo perder-se no ambiente. Os exercícios aquecem de dentro para fora e as roupas criam essa barreira, mantendo o calor.


Então, para nosso corpo estar preparado mais rapidamente para as movimentações o ideal seria usar as roupas de aquecimento em camadas, de acordo com a temperatura ambiente (mesmo no verão, em ambientes com ar-condicionado), e ir retirando as camadas ao longo dos exercícios, conforme a necessidade (não devemos esquecer também, que corpo super aquecido perde muito mais água e sais minerais, como também mascara uma eventual lesão), e recolocando nas pausas mais prolongadas para não perder o progresso já conquistado e ter que se aquecer novamente.


E para você se manter aquecida(o), com estilo e liberdade de movimentos há várias opções de segunda pele, casacos, calças, polainas, perneiras, meias e botas para escolher!




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo